Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


sábado, 21 de agosto de 2010

FIM DOS TEMPOS

O entendimento de FIM DOS TEMPOS, algumas vezes citado como A VOLTA DE CRISTO, e também, no falso entendimento popular, citado como FIM DO MUNDO, é caracterizado por dois eventos rápidos e bem distintos, separados entre eles por um período de apenas sete anos, que são os sete anos de tribulação na Terra. A grosso modo, também poderíamos dizer que o fim dos tempos, ou a volta de Cristo é um conjunto dos três fatos (arrebatamento, tribulação e volta de Jesus), com duração total de sete anos. Existem diferenças entre esses dois eventos, antes e depois da tribulação, que podem trazer confusão na interpretação.

Os textos bíblicos às vezes citam detalhes referindo-se ao primeiro evento, e outras vezes citam detalhes fazendo referencia ao segundo evento. Há ainda textos em que os dois fatos se fundem em um só, como por exemplo em Mt.24:36-44, dificultando ainda mais o entendimento. Isto pode trazer muita confusão para quem não conhece as diferenças em detalhes.

Vamos explicar cada um dos dois eventos com detalhes.

PRIMEIRO EVENTO: ARREBATAMENTO DA IGREJA DE CRISTO.
Neste evento, imediatamente anterior aos sete anos de tribulação, Jesus não volta, literalmente, à Terra, mas é a igreja que sobe aos ares indo de encontro com Jesus. A este fato dá-se o nome de ARREBATAMENTO da igreja. É bom entender que o arrebatamento da igreja é fato único, ou seja, acontece uma única vez, não existe um segundo arrebatamento. São as seguintes, as características deste evento.

a) - Dia e hora desconhecidos. Ninguém sabe quando isto vai ocorrer, será de surpresa, contudo, temos evidencias de que está muito próximo.

Mt.24:36 - Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

b) – Será de forma rápida e instantânea, de surpresa. Não será anunciado por algum som, ou sinal, ninguém irá perceber nem saber o que aconteceu.

Mt.24:27 - Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
1Cor.15:52 - num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
1Tes.4:17- depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

c) – Jesus não será visto nas nuvens. Considerando que Jesus não descerá à Terra, e o fato de que será de surpresa, ninguém no mundo verá a Jesus nem tampouco verá a igreja subindo. Evidentemente, Jesus somente será visto por aqueles que estiverem subindo ao encontro dele. Como dizem os textos, duas pessoas estarão conversando tranquilamente quando, de repente, uma delas desaparece e a que ficou não entenderá o que aconteceu. Haverá o caos no mundo, carros desgovernados sem motoristas provocando acidentes; trens desgovernados; aviões caindo; nos hospitais, cirurgias sendo interrompidas devido o desaparecimento dos médicos. Satanás está preparando o mundo para explicar o desaparecimento das pessoas sob o argumento de rapto pelos discos voadores. Ele não irá permitir que a profecia bíblica seja confirmada.

Lc.17:34-36 - Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado.

SEGUNDO EVENTO: VOLTA DE JESUS À TERRA JUNTO COM A IGREJA
Neste segundo evento, imediatamente posterior aos sete anos de tribulação, Jesus volta, literalmente à Terra, juntamente com a igreja que tinha sido arrebatada. Isto é o que literalmente se chama A VOLTA DE JESUS, para reinar na Terra durante mil anos junto com a igreja. Este segundo evento, que se confunde com o primeiro, tem características diferentes que são as seguintes:

a) - Dia e hora conhecidos. Enquanto que, com relação ao primeiro evento, ninguém sabe o dia e a hora, este ao contrário, será conhecido, pois os homens orientados pelo anticristo, que por sua vez é dirigido por satanás, se reúnem em um lugar chamado Megido, para batalharem contra Jesus que estará voltando com a sua igreja.
O próprio contexto bíblico mostra que a volta de Jesus, para estabelecer o seu reinado milenar, sucede logo após os sete anos de tribulação, portando a data desse acontecimento não é segredo.

Apoc.19:11,14,19 - 11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. 14 e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. 19 E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.

b) – Jesus será visto nas nuvens. Enquanto que no primeiro evento ninguém o verá, agora, ao contrário, está escrito que todo olho o verá. Isto já fica comprovado no texto anterior, onde se verifica que todos já estão à sua espera para batalhar contra ele.

Apocalipse 1:7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

CONCLUSÃO
Quando se usa a expressão “VOLTA DE CRISTO”, ou até mesmo “FIM DOS TEMPOS”, é importante que se entenda primeiro, se está se referindo ao arrebatamento da igreja ou a volta de Jesus junto com a igreja para o reinado de mil anos na Terra. Como já explicamos, pode ainda estar se referindo, de uma forma genérica, ao conjunto de fatos que abrange os dois eventos incluindo os sete anos de tribulação.
Já vi duas pessoas discutindo, uma dizendo que Jesus, quando voltar, não será visto por ninguém, enquanto que outra dizia que todos irão vê-lo. Pelo exposto acima já é possível entender a diferença.

Nenhum comentário: