Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


sexta-feira, 19 de junho de 2009

O REINO MILENAR DE CRISTO

Neste artigo vamos analisar o Reino Milenar de Cristo, também comhecido como MILÊNIO, quando Jesus Cristo irá reinar aquí na Terra, juntamente com a igreja, sobre os 144000 Judeus, descendentes de Israel.

Antes, vamos relembrar as profecias sobre o reinado de Jesus.
Em outro artigo mencionamos a profecia de Daniel, quando ele disse que setenta semanas estavam determinadas sobre o povo judeu, para extinguir a iniqüidade e ungir o Santo dos santos (Dan. 9:24).
Quando o anjo anunciou o nascimento de Jesus à sua mãe Maria, ele também disse que Jesus sentaria no trono de Davi e reinaria sobre os judeus para sempre (Luc. 1:32-33).

Alguns acreditam e ensinam que esse reinado de Jesus não é literal, mas espiritual. Não podemos concordar com essa interpretação pois não é isto que dizem as escrituras sagradas. Não há a menor dúvida de que Jesus sempre foi e é para nós, os que o seguimos e obedecemos a sua palavra, o Rei dos reis. Jesus reina em nossa vida, tanto espiritual como materialmente, pois obedecemos a Sua Palavra, Ele é o nosso Senhor. Mas isso não é tudo, além disso, Jesus também reinará literalmente aqui na terra sobre os judeus, sentando no trono e dirigindo a vida neste mundo durante mil anos.

Muitos também pensam que no milênio Jesus reinará sobre os que ressuscitaram. Não é bem assim. Na seqüência deste artigo veremos que o reinado será sobre os homens que estarão repovoando a terra e que os ressuscitados estarão auxiliando Jesus nesse reinado.

Evidentemente, quando os mil anos terminarem, não significa que Jesus deixará de ser rei, mas continuará para sempre como Senhor e Rei, a única diferença é que a terra e os homens depois estarão em condições diferentes do que conhecemos hoje.

O livro do Apocalipse não fornece detalhes sobre as condições de vida durante o reinado de Jesus, porém encontramos uma riqueza de detalhes nos livros das profecias do antigo testamento. O Apocalipse somente menciona que Jesus irá reinar durante mil anos (Apoc. 20:4,5,7).

Na terra estarão somente os 144.000 judeus que foram assinalados por Deus e que passaram ilesos pela tribulação. Eles repovoarão a terra durante esses mil anos, obedecendo as ordens de Jesus. Convém ressaltar que esses judeus estarão vivendo na terra como nós hoje, ou seja, com o mesmo corpo que temos, de carne e sangue, sujeitos a doenças, dores, envelhecimento e morte, porém as condições de vida serão tão perfeitas, e as bênçãos serão tão grandes que os homens voltarão a ter longevidade, vivendo centenas de anos como no passado. Eles estarão se casando, tendo filhos e povoando a terra.

Temos que ressaltar também que a igreja de Jesus, que foi arrebatada antes da tribulação e mais os que venceram a besta durante a tribulação, estarão juntos com Jesus para reinar com Ele (Apoc. 20:4) pois esta é a promessa para a igreja (Apoc. 2:26-27). A igreja, ao contrário dos 144.000 judeus, estará com um corpo transformado e glorificado como os anjos do céu, não sofrerá doenças, envelhecimento nem morte, tampouco se casará ou terá filhos (Mat. 22:30). Cremos que a igreja reinando com Jesus, estará obedecendo às ordens de Jesus em favor dos homens que estarão vivendo na terra, da mesma forma que os anjos nos dias de hoje nos assistem debaixo das ordens de Deus.

A seguir vamos destacar algumas características do reinado de Jesus que estão mencionadas nas profecias, não esquecendo que os homens, que estarão vivendo na terra ainda estarão na carne, ou seja, com um corpo e alma com a natureza pecaminosa herdada por Adão. Como Satanás nesse tempo estará preso, não haverá tentação maligna, e qualquer iniqüidade cometida será unicamente causada pela concupiscência da carne devido à natureza pecaminosa que ainda terão.

Como já havíamos aprendido, a terra foi restaurada e toda maldição que nela havia foi retirada. Jesus jamais reinaria numa terra sob maldição.

a) Toda terra será uma planície, todos os montes e precipícios desaparecerão. Leia os seguintes textos que confirmam esse fato: Isa. 40:4; Zac. 14:10; Apoc. 16:20; Isa. 24:1; Isa. 13:13; Isa. 24:13; Isa. 24:18; Isa. 24:20; Ezeq. 38:20
b)
Os continentes se unirão. No início da criação, as águas estavam juntas em um lugar e havia uma só porção seca (Gen1:1-10). Hoje se examinarmos um mapa mundial, perceberemos que os continentes algum dia se afastaram. Note que a costa das Américas se encaixam exatamente nas costas da África e Europa, e os demais continentes parecem que sofreram uma explosão espalhando-se em pedaços. Está escrito que a terra irá estremecer e se juntarão (Isa. 41:5).
c) Não haverá mares. Como conseqüência do ajuntamento dos continentes e da transformação da superfície da terra em planície, os mares deixarão de existir. Leia Apoc. 6:14; Apoc. 16:20; Apoc.21:1.
d)
A luz do dia será suave e a noite não será totalmente escura. Não haverá sol intenso durante o dia, pois as nuvens manterão a luz do dia suave e agradável. Da mesma forma, o clima será perfeito, não haverá calor, nem frio insuportável (Zac. 14:5-7; Isa. 4:5-6).
e) As angústias do passado serão esquecidas, haverá paz e felicidade entre os homens (Isa. 65:1619).
f)
A longevidade entre os homens voltará como no passado, viverão centenas de anos.Uma pessoa aos cem anos de idade será considerada jovem (Isa. 65:20), quando o texto diz que não haverá crianças de poucos dias, não significa que não haverá bebês, mas sim que não haverá crianças que durem poucos dias, ou seja, não haverá mortandade infantil. Observe neste texto que existe uma menção da possibilidade de haver pecado, portanto os homens durante o milênio não estarão imunes ao pecado.
g) Ninguém vai plantar para que outros comam ou construir casa para que outros morem nela. Cada um terá sua própria plantação e sua própria casa. Com toda certeza não haverá imposto a pagar pois se cumprirá a profecia de que a terra será possessão eterna dos homens (Isa.65:21-22).
h) Todo trabalho será frutífero, ninguém irá trabalhar em vão e sem produtividade. Os filhos serão abençoados, não haverá juventude corrompida ou transviada (Isa. 65:23-24).
i) A oração será atendida antes mesmo de terminada. Deus ouvirá as orações imediatamente (Isa. 65:24).
j) Não haverá animais ferozes. O lobo e o cordeiro comerão juntos; as crianças poderão brincar com animais que hoje são perigosos (Isa. 65:25; Isa. 11:6-9; Ose. 2:18). No passado, antes do dilúvio os animais eram todos dóceis, não havia animais ferozes. A ferocidade dos animais começou logo após o dilúvio mediante uma determinação de Deus (Gen.9:2).
k) Os homens irão até Jerusalém para ouvir as palavras de Jesus (Isa. 2:1-5; Miq. 4:1-4). Será extremamente fácil essa viagem, pois como já vimos, a terra será uma planície , não havendo montes, precipícios nem oceanos.
l) Não haverá qualquer espécie de idolatria ou seitas pagãs como hoje (Isa.2:18; Isa 31:7; Isa. 37:19; Zac. 1411).
m)
Jesus sozinho, no seu governo, exercerá o poder legislativo, executivo e judiciário (Isa.33:22).
n)
No seu reinado, Jesus será totalmente justo. Não julgará mediante o que seus olhos virem, nem pelo que os homens falarem (maledicências e fofocas), mas pelas intenções dos homens, isto quer dizer que se alguém pensar em fazer algo errado, Jesus já estará tomando sua providências contra o pecado (Isa. 11:1-5; Isa. 32:1).
o) Não haverá cegos, nem surdos, nem mudos, nem gagos e nem paralíticos (Isa. 32:3-4; Isa. 35:5-6; Isa. 42:16).
p)
Todos falarão o mesmo idioma (Isa. 33:19).
q) Não haverá doenças (Isa. 33:24).
r) Não haverá desertos e toda terra florescerá (Isa.35:1-2, 7).
s)
O Mar Morto, que conhecemos como um mar salgado e sem vida, terá águas límpidas, e muito peixe (Ezeq. 47:8-9)
t)
Não haverá guerras, as armas de guerra serão transformadas em instrumentos de trabalho (Ose. 2:18).

Imaginem morarmos em uma terra com todas estas bênçãos que acabamos de ver, e ainda com muita paz, tranqüilidade, longevidade, e sem violências, sem delegacias de polícia, prisões, hospitais, sem aquele medo e terror de bandidos, assaltos e crimes. As casas não precisarão de fechaduras e cadeados.

Parece até um sonho, ou ficção, mas é assim que será o reinado do Rei dos reis nesta terra durante mil anos. Reforçando o que já foi dito: Quem estará vivendo aqui na Terra serão os 144000 descendentes de Jacó, sendo 12000 de cada uma das doze tribos, e que estarão repovoando a Terra. a igreja de Cristo estará presente, porém com um novo corpo espiritual como o dos anjos e não estarão se procriando.

Walter Ponci

2 comentários:

Anônimo disse...

A paz do Senhor irmão oseu blog é mesmo uma benção gostaria de saber qual é a escola de teologia que o senhor ensina.

Walter Ponci disse...

Este blog foi elaborado para a glória de Deus e para abençoar a todos quantos desejam crescer no conhecimento da Palavra de Deus. Atualmente estou ministrando no Seminário Teológico da Primeira Igreja Batista da Lapa, à Rua Dronsfield, 400 no Bairro da Lapa.