Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TRIBUNAL DE CRISTO

Já publicamos neste blog um estudo sobre o juízo final. É chamado de final por ser o último. Durante toda história da humanidade, no relacionamento entre Deus e os homens, encontramos vários julgamentos de Deus, o primeiro deles aconteceu no Éden, quando o homem foi julgado e condenado por Deus diante da sua desobediência. Desde então, inúmeros outros tem ocorrido até os dias de hoje; no dilúvio, na torre de Babel, etc.

Há um julgamento se suma importância mencionado na Bíblia, raramente mencionado e desconhecido por muitos. Trata-se do TRIBUNAL DE CRISTO.

Romanos 14:10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
2 Coríntios 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

Tribunal de Cristo não é o juízo final.

Deus, criador dos céus e da Terra, é o juiz soberano de toda sua criação, contudo, deixou sob a autoridade de Jesus o julgamento de um povo que é exclusivamente seu, a igreja, considerada a noiva de Cristo.

A principal missão de Jesus foi a redenção da humanidade através do seu sacrifício derramando seu sangue na cruz do calvário. Os homens no Antigo Testamento foram salvos por esse sacrifício mediante a obediência à palavra de Deus e serão julgados no juízo final pelas suas obras, ou seja, pela obediência.

Na Nova Aliança, ou seja, no tempo da igreja, os homens são salvos também pelo sacrifício de Jesus, porém mediante o crer nele.

João.3: 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

A igreja é um povo especial e exclusivo de Jesus Cristo, é a noiva de Cristo que está sendo formada e preparada para um dia se encontrar com o noivo que é Jesus e então participar das Bodas do Cordeiro.

A noiva, uma vez unida com o noivo, jamais se separará dele. É o princípio da aliança no matrimônio, até que a morte os separem.

1 Ts 4:17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

Ao noivo, Jesus, cabe a responsabilidade de escolher a sua noiva, a igreja.
No dia do arrebatamento da igreja, é Jesus quem irá julgar cada um para constatar quem realmente creu nele e fez a sua vontade. É nessa hora que se instalará o tribunal de Cristo, e cada um, da igreja, será julgado para se constatar se será digno, ou não, de subir com o noivo.

Romanos 2:16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.
2 Timóteo 4:1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:

Lembrar que Jesus é também nosso advogado, portanto lhe foi atribuída toda autoridade para julgar a cada um.

1 João 2:1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;

Na parábola das dez virgens, é o tribunal de Cristo que irá separar as cinco prudentes das cinco loucas, e para as cinco loucas, ou seja, para aqueles que não subirem com o noivo será dito:

Mt.25: 11-12 - Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.

No dia do tribunal de Cristo haverá dois veredictos: Ou sobe para as bodas do Cordeiro, ou fica para a prova de fogo na tribulação comandada pelo anticristo e por Satanás.

Este tribunal está para acontecer em breve. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

2 comentários:

Renata Barbosa disse...

A paz do Senhor Jesus irmão Walter Ponci,
eu e meu esposo estamos fazendo um estudo emergente para entendermos o apocalipse porém não tem como ser muito superficial senão a compreenssão plena não vem, acerca do TRIBUNAL DE CRISTO, nós estremos face a face para sermos julgados mediante nossa fé e obras, ou ao sermos arrebatados essa ação será o verredito do julgamento do Senhor Jesus, aqueles ficaram terão visto Jesus?
Desde já agradecemos.

Walter Ponci disse...

Renata, não podemos comparar nosa vida cotidiana para aplicar como uma réplica exata do que acontece no mundo espiritual. Em um tribunal convencional humano, as pessoas são julgadas uma a uma. Imagine quanto tempo seria necessário para que mais de seis bilhões de pessoas fossem julgadas nesse método. Lembre-se que Deus conhece cada vida individualmente a qualquer momento e em todos os lugares ao mesmo tempo. Portanto, praticamente, diante de Deus já estamos julgados porque Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Por isso o apóstolo Paulo diz: "1 Coríntios 15:52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." Podemos, sim, estar diante de Deus face a face no julgamento, mas se assim for, TODOS estaremos diante de Deus sendo julgados ao mesmo tempo, numa fração de segundo. No dia do arrebatamento, ninguém dos que ficarem verão a Jesus, alás, os que ficarem nem saberão o que aconteceu diante do desaparecimento de tanta gente. Depois da tribulação, quando Jesus voltar à Terra para reinar durante os mil anos, então, sim, todo olho o verá descendo das nuvens, até mesmo os que estiverem no inferno. "Apocalipse 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!"