Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


sábado, 19 de março de 2011

AS 70 SEMANAS DE DANIEL

Como entender o cumprimento da profecia das setenta semanas de Daniel?
O fato inicia com a oração intercessória de Daniel diante da iniquidade reinante entre o povo de Israel. Daniel reconheceu o pecado, confessou e pediu perdão. O texto completo pode ser lido em Dn.9:1-27.

Este é um trecho da oração de Daniel:

Dn.9: 18 Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos e ouve; abre os teus olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.

Deus atende a oração de Daniel e lhe manda uma mensagem através de seu anjo Gabriel.

Dn.9:24 - Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Daniel estava preocupado com a iniquidade em Israel e o anjo lhe diz que em setenta semanas toda essa iniquidade deixaria de existir, e no final das setenta semanas Jesus seria ungido para ser o Rei em Israel (e para ungir o santíssimo).

Agora observe. Daniel recebeu esta profecia aproximadamente no ano 540 antes de Cristo. No nosso calendário, setenta semanas correspondem a cerca de um ano e meio. Com toda certeza essa profecia não se cumpriu em um ano e meio, portanto as semanas mencionadas são semanas proféticas e precisamos saber quanto tempo representa uma semana profética.

A resposta é encontrada em vários textos: Num.14:34; Eze.4:6; Lev. 25: 8;

Lev. 25: 8 Também contarás sete semanas (sábados) de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos serão quarenta e nove anos

Basta este último texto para entender que setenta semanas correspondem a quatrocentos e noventa anos.

Mesmo assim todos estes anos não chegam até o nascimento de Jesus. Desta forma precisamos agora descobrir quando se inicia a contagem destas setenta semanas, que com certeza não começa a contar da data da profecia de Daniel.

A resposta está no texto de Dn.9:25

Dan. 9: 25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, (Messias) o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.

Isto significa que a contagem inicia com a ordem que foi dada para reconstruir Jerusalém e seus muros que foram destruídos pelos babilônicos. Esta ordem foi dada para Neemias alguns anos adiante. A partir dessa data, até a vinda de Jesus se passariam 69 semanas (7+62) = 483 anos.

NEE. 2:5 - E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique NEE. 2:8 - Como também uma carta para Asafe, guarda do jardim do rei, para que me de madeira para cobrir as portas do paço da casa, e para o muro da cidade, a para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.

Resumindo até aqui: Desde o momento em que Neemias foi autorizado a reconstruir Jerusalém, até a vinda de Jesus, se passariam 69 semanas, ou 483 anos. O último fato a se cumprir com base na palavra do anjo, seria a consagração de Jesus como Rei de Israel. Houve um momento em que os discípulos levaram Jesus montado em jumento até Jerusalém para que ele fosse aclamado Rei.

Lc.19: 37 Quando já ia chegando à descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinha visto, 38 dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.

Mas o povo de Israel não recebeu Jesus como Rei, e ao invés de colocá-lo no trono, o colocaram na cruz.

João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Essa rejeição trouxe conseqüências. Veja o seguinte texto:

Atos 13:46 - Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios;

Está bem claro o fato de que o evangelho veio com primazia para Israel, mas como Jesus foi rejeitado, o evangelho passou a ser anunciado para os gentios. Exatamente por este fato, é que surgiu a Igreja de Cristo, ou a Noiva de Cristo, que está sendo preparada até hoje.

IMPORTANTE: como o evangelho, que era primazia para Israel, passou para os gentios, a contagem das 70 semanas, que se refere ao povo de Israel (veja o inicio com a oração de Daniel, é Israel quem está em questão), foi interrompida até a saída da igreja deste mundo. Seria como que o relógio do tempo das 70 semanas parasse na 69ª semana.

Rom.11:25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

Este histórico, exatamente como foi aqui explicado, pode ser conferido com as parábolas de Jesus em Lc.14:15-24 e em Mt.22:1-14.
Voltando ao texto de Daniel vemos que depois das 69 semanas o ungido, ou seja, Jesus, sai de cena deixando sua igreja sendo preparada.

Dan. 9:26-27 - 26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações. 27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.

Jesus morreu, ressuscitou e voltou ao céu. Deixou sua igreja sendo preparada, e quando se completar o tempo, que o apóstolo Paulo chamou de plenitude dos gentios, a igreja será levada à presença de Jesus, será o arrebatamento.

Quando isto acontecer, a contagem das 70 semanas, que foi interrompida para a formação da igreja, reinicia a partir da 69ª semana entrando finalmente na 70ª. Seria como se o relógio do tempo da contagem das 70 semanas reiniciasse na 69ª semana

Veja que no texto acima de Dn.9:26-27, na seqüência entra em cena o anticristo que vai atuar como imperador na Terra por uma semana, ou seja, sete anos. Estes sete anos de tribulação será a 70ª semana da profecia de Daniel.

Após a 70ª semana, ou seja, os sete anos de tribulação, Jesus volta e estabelece o seu reinado milenar, completando desta forma, a profecia das setenta semanas.

Dn.9:24 - Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, 1 - para fazer cessar a transgressão, 2 - para dar fim aos pecados, 3 - e para expiar a iniqüidade, 4 - e trazer a justiça eterna,5 - e selar a visão 6 - e a profecia, 7 - e para ungir o santíssimo.

2 comentários:

netoaloisio2@yahoo.com disse...

Sr. Walter,

Gostei muito dos seus comentários. Foram bem sucintos. Sou Professor de E.B.D, amante dos estudos escatológicos e passei pelo seu Blog afim de tirar as minhas dúvidas e confesso, fiquei muito acrescido das informações, exceto no tocante a data de 483 porque:
o ano final da somatória seria: ano 4 ou ano 5 do A/C ou e contaríamos finalizando na data de 33 (anos de idade de Cristo ou somente os 30 anos em que Ele começou o seu Ministério ´rio? Nisto tenho dúvidas pode me ajudar? abraços.

Anônimo disse...

Não sei como voce calculou para chegar a essa conclusão. Um fato é indiscutível, conforme os textos blíblicos, desde a ordem para edificar Jerusalem até o messias são 69 semanas que correspondem exatamente a 483 anos sem qualquer dúvida. A questão neste caso, é saber a data exata, dia, mes e ano entre estes dois fatos. Os historiadore (não a bíblia), afirmam que essas datas são respectivamente 14 de março de 445 a.C. e 06 de abril de 32 d.C. Eu já conferi e constatei que esse período corresponde a 483 anos (não se consideram os meses de 31 dias nem os bissextos). Quando se trata de datas, o estudo se torna complicado pois dificilmente os historiadores são unânimes em se determinar datas históricas. Eu só considero correto o que a bíblia diz.