Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


terça-feira, 2 de junho de 2009

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Quem será arrebatada será a igreja, a noiva de Cristo, que deverá ser pura, santa e irrepreensível (2Cor. 11:2 e Efes. 5:27). Assim como uma noiva antes de entrar na igreja para o casamento se coloca diante de um espelho para se examinar e corrigir qualquer falha que possa haver em sua aparência, cada um de nós deve também estar diante da Palavra de Deus como se ela fosse um espelho, e diante da Palavra, verificarmos se temos algo para ser corrigido em nossa vida, que deve ser pura como a noiva que sobe ao altar.

Jesus nos ensinou a respeito do arrebatamento por meio da parábola das dez virgens. Leia agora o texto em Mateus 25:1-13. Note que Jesus incluiu esse ensino dentro do contexto sobre a sua volta e o fim dos tempos que se encontra nos capítulos 24 e 25 de Mateus, note também que no final da parábola (v.13) Jesus adverte para vigiarmos pois não sabemos o dia e a hora em que Ele virá, portanto Ele está falando sobre a sua volta e o arrebatamento da igreja.

(veja o clip do arrebatamento narrado em portugues)

Sempre que encontrarmos na Bíblia a figura de uma mulher como símbolo, ela está representando a igreja ou um tipo de comunidade religiosa. Assim, a mulher noiva de Cristo é a igreja de Cristo, por outro lado, encontramos também em Apoc. 17:3, uma mulher assentada sobre uma besta, essa mulher simboliza a comunidade religiosa pagã e idólatra que existe no mundo, que também é chamada de a grande prostituta (apoc. 19:2).

As dez virgens representam a igreja de Cristo, a noiva que estava esperando o noivo para entrar nas bodas. Todas as dez faziam parte da mesma igreja, o corpo de Cristo, porém havia uma divisão: cinco eram prudentes, tinham suas lâmpadas sempre cheias de óleo, que é o símbolo do Espírito Santo, enquanto que as outras cinco, foram chamadas de loucas e, tinham as suas lâmpadas vazias ou com pouco óleo. (Veja em Êxodo 27:20, que o castiçal deveria ser mantido aceso continuamente, não poderia faltar o óleo.)
Quando o noivo chegou de surpresa,as que não estavam preparadas, não tiveram tempo suficiente para encherem suas lâmpadas de óleo, e acabaram ficando de fora. Muitos crentes hoje estão “brincando de igrejinha”, não estão dando crédito à Palavra de Deus, e não estão se mantendo vigilantes com suas lâmpadas cheias de óleo. Esses, como as cinco virgens loucas, ficarão de fora do arrebatamento da igreja e terão que passar pela tribulação que virá em seguida quando passará pelo fogo. Nesse tempo a salvação será obtida à custa de sofrimento e morte (1Cor. 3:11-15; Mat. 7:21; Rom. 2:6-9; Apoc. 7:14).

Jesus deu outros exemplos mostrando que nem todos subirão para encontrá-lo nos ares: os dois na cama (Luc. 17:34); dois no campo (Mat. 24:40); dois no moinho (Mat. 24:41). É curioso o fato de que em todos os exemplos, vemos que a metade sobe com Jesus, e metade fica para trás.

Nas cartas que foram escritas às igrejas, encontramos a igreja de Tiatira como um tipo de igreja que passará pela tribulação, é o que diz no texto em Apoc. 2:22. Em oposição encontramos a igreja do tipo de Filadélfia que será guardada da tribulação conforme está escrito em Apoc. 3:10. Note que ambas são igrejas de Cristo, porém com diferenças na vida espiritual. A Palavra de Deus não deixa dúvida quanto à seleção que será feita no dia do arrebatamento.

Que será portanto, as virgens loucas? Aqueles que não irão participar do arrebatamento? Leia e medite nos textos que serão citados abaixo, e sob a orientação do Espírito Santo, examine-se a si mesmo, e se o Espírito assim determinar, quebre o seu vaso e faça de si um vaso novo.

Talvez sejam os que não guardam a Palavra de Deus apesar de conhecê-la. São crentes somente dentro da igreja, pregam, oram, louvam, ensinam, porém fora da comunidade são abomináveis, praticam todo tipo de pecado escondido (Tito. 1:16).

Talvez sejam os que louvam a Deus porém praticam a iniquidade (Amós 5:21-23).

Talvez sejam os dotados de espírito de religiosidade, que praticam e ensinam a religião como convenção, porém estão longe da presença de Deus (Isa.29:13).

Talvez sejam os indisciplinados dentro da igreja, que desobedecem as ordens do pastor ou do seu líder (Hebreus. 12:8).

Talvez sejam os “mais ou menos” crentes (Apoc. 3:16).

Talvez sejam os crentes carnais, que não vivem segundo o espírito, mas satisfazem os desejos da carne (1Cor. 3:3)

Talvez sejam os imprudentes que não se mantém vigilantes (Mat. 24:48-51).

Talvez sejam os maledicentes, caluniadores, e mentirosos (Jer. 9:4-5; Prov. 6:16-19).

Talvez sejam os que não liberam o perdão ao seu irmão e não tem os seus próprios pecados perdoados por Deus. É possível que alguém peça perdão a Deus e Deus não lhe perdoe? Sim, isso é possível, leia Mat. 6:14-15; leia também Mat. 18:32-25.

Talvez sejam os inimigos de Deus. Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus (Tiago. 4:4); Se não fizer a vontade de Jesus é seu inimigo (João 15:14); Quem não trabalha a favor de Jesus é contra Ele (Luc. 11:23); a falta de perdão o torna inimigo de Deus (1João. 4:20).

Talvez sejam os que não se reconciliam com seu irmão (Mat. 5:23-24).

Talvez sejam os que continuamente sonegam impostos, não obedecem as leis de trânsito, são desonestos em seus negócios e com seus semelhantes, ganham dinheiro de forma ilícita, costumam mentir, proferem palavras torpes, proferem palavras de maldição, são maledicentes, viciados de qualque espécie, etc... Existem inúmeros textos na Palavra de Deus que nos advertem para todas estas situações e muitas outras mais.

E agora? Você seria capaz de responder a si mesmo, se quando Jesus voltar para buscar a sua igreja, você estará incluído no arrebatamento de igreja? Você faz parte do grupo das cinco virgens prudentes ou das cinco loucas? Você está preparado?

Walter Ponci

2 comentários:

Anônimo disse...

(teste do duda como anonimo)

Muito bom o blog. Parabens!

Felipe disse...

Vô,
Fico muito feliz em saber que o Senhor Deus tem usado sua vida para abençoar tanta gente.
Peço ao Senhor que continue colocando cada vez mais palavras de sabedoria e conhecimento para a nossa edificação.
Orgulho-me em ser seu neto e me sinto honrado em viver tão perto do senhor.
Te amo muito!!!

Com amor,