Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


quinta-feira, 4 de junho de 2009

PERGUNTAS

USE ESTA POSTAGEM PARA ELABORAR SUA PERGUNTA E/OU COMENTÁRIO SOBRE ESCATOLOGIA CUJO TEMA AINDA NÃO ESTIVER NA LISTA MARCADORES AO LADO.
É PROVÁVEL QUE A SUA PERGUNTA OU COMENTÁRIO POSSA GERAR UM NOVO ESTUDO PARA SER INCLUÍDO NESTE BLOG.
Walter Ponci

20 comentários:

Anônimo disse...

Ola,parabens pelo estudos da palavra de Deus , ai vai a pergunta

Oque é a muldidão de ap 7 e a outra no mar de vidro de ap 15??

Deus te abençoe!

Walter Ponci disse...

Nossa resposta:
MULTIDÃO EM Apoc.7:9. Continue lendo o texto e observe no v.13, que alguém faz a pergunta, quem são eles? A resposta está nos vs.14-17. Tratam se daqueles que morreram salvos durante a tribulação, que não adoraram a besta nem receberam sua marca. Compare com Apoc.15:2 pois se trata de uma visão da mesma cena.
O MAR DE VIDRO EM apoc.4:6 e em 15:2. O mar e as muitas águas, no apocalipse, simbolizam povos, multidões e nações, veja Apoc.17:15. A visão do mar de vidro simboliza as almas de uma multidão de todos os povos e nações que morreram salvos no tempo do Velho Testamento e que estão diante de Deus aguardando a ressurreição no dia do juízo final. Os vitoriosos da besta em Apoc.15:2, que estão junto ao mar de vidro, irão ressuscitar no final da tribulação e antes do milênio, veja Apoc.20:4. Os outros mortos mencionados no v.5 seguinte, são os salvos do V.T. (mar de vidro) que ressuscitam no juízo final. O mar que entrega seus mortos para o juízo final mencionado em Apoc.20:13, não é o mar de águas, ou oceano ou rios, mas sim o simbólico mar de vidro que João viu nos capítulos 4 e 15. Os mortos salvos no tempo da igreja, ou seja, no Novo Testamento, não fazem parte do mar de vidro porque são arrebatados e estão sendo representados pelos 24 anciãos.

Anônimo disse...

Mas a multidão de ap 7 não canta nenhum cântico e esta diante do trono ja a outra multidão de ap 15 esta no mar de vidro e cantam o cantigo de moises e do cordeiro

Walter Ponci disse...

O fato de João descrever o cântico em um momento e não descrever em outro não faz diferença e não muda em nada a interpretação da visão. Os textos tem objetivos diferentes. Hoje, em qualquer igreja, há momentos de cânticos, outros momentos de oração, outros de silencio, e a igreja é a mesma. É preciso saber também que Deus, em sua soberania e sabedoria, providenciou que somente fossem registrados os fatos de importância para o nosso conhecimento, Existem muitas outras coisas acontecidas que não estão registradas na Bíblia, mas o que foi resgistrado é suficiente para nós, veja Apoc.10:4.

Anônimo disse...

Paz do senhor

Li em um site que o governo oculto da terra poderia forjar um falso arrebatamento, sequestrando pessoas, e introduzindo o anticristo, o que facilitaria a sua aceitação pela população. Existe esta possibilidade?

Walter Ponci disse...

Não creio nessa posssibilidade, assim como está exposto.
Creio, sim, que após o arrebatamento, para explicar o desaparecimento de uma multidão no mundo todo, a mídia irá divulgar que um grande OVNI desceu à Terra e raptou uma multidão de pessoas. Será o único argumento que encontrarão evitando dar razão à Bíblia Sagrada.
wponci

Anônimo disse...

Paz do senhor

Existe na Biblia alguma idéia de quantos serão arrebatados?

No meu entendimento, se nao for pela misericórdia de Deus, serão poucas pessoas arrebatadas, pois, a santidade que é necessária é muito grande, visto que estas pessoas são a Igreja, a noiva, governarão com Cristo, serão o corpo de Cristo.

Lí em um site que os 24 anciãos representam a igreja arrebatada. São só 24, entao posso concluir que os arrebatados são poucos?

Como fazer uma avaliação para ver se estamos aptos? Fico meio desesperado, pois o nosso tempo está acabando e não quero passar pela tribulação.

Walter Ponci disse...

A quantidade 24 é simbólica e é multiplo de 12. O 12 simboliza os remidos, ou escolhidos, assim como Deus escolheu 12 tribos de Israel e Jesus escolheu 12 discípulos. Não podemos saber, na realidade, quantas pessoas participarão do arrebatamento. A quantidade de pessoas arrebatadas não é definida pelo número 24, mas sim pela santidade de vida de cada um.
Jesus é o juiz. Não podemos dizer se são muitos ou poucos, pois isso é muito relativo. Realmente a santidade de Deus é muito grande e não existe meio termo para Deus. Não é possivel listar aqui todos os pecados que podem impedir o arrebatamento de alguém. É necessário ler cuidadosamente a Bíblia sagrada e obedecer tudo que Deus manda. Ore pedindo a Deus que lhe abra o entendimento, leia os livros do Novo Testamento e aplique os ensinos diretamente em sua vida. Não podemos esquecer que Deus é justo e não tolera meios termos.

Rafael Vianna disse...

Walter a PAZ!
A 2º Vinda de Jesus estaria condicionado a que? E o que ainda falta se cumprir (se é q falta alguma coisa)?

Walter Ponci disse...

A resposta está no texto em
Mateus 24:36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.
A volta de Jesus está no plano e no calendário de Deus. Assim sendo, ninguém sabe quando vai acontecer. Se soubéssemos a que está condicionado, ou o que falta, então teríamos condições de saber quando ele voltaria. A única coisa que podemos afirmar é que o tempo está próximo, pois a Palavra de Deus nos dá informações a respeito.

Anônimo disse...

eu aprendi que os 24 ancião eramos 12 apostolo e a tribo de juda,mas vc esta dizendo que é a igeja

Walter Ponci disse...

Quem está arrebatada, representado pelos 24 anciãos, é somente a igreja, a noiva de Cristo. O número 12 simboliza os remidos, no caso, as 12 tribos de Israel escolhidas por Deus e os 12 apóstolos escolhidos por Jesus. Lembrar que os doze apóstolos de Jesus também faziam parte das 12 tribos de Israel, portanto os 24 anciãos representam em parte os discípulos e em parte as doze tribos. O que é importante ter em mente, é que os salvos do Velho Testamento, tais como Moises, Abraão, Isaque, Jacó, Isaias, Jeremias, etc, não serão arrebatados junto com a igreja porque eles não fazem parte da noiva de Cristo. a quantidade 24 (duas vezes 12) é apenas simbólica.

Anônimo disse...

E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
Gostaria de saber quem são esses santos.

Moacir

Walter Ponci disse...

Quando Jesus vier buscar sua igreja, alguns serão levados e outros deixados, conforme se verifica na parábola das dez virgens, cinco sobem com o noivo e cinco ficam na tribulação. Estes que ficam, são conhecedores da Palavra de Deus, mas não obedeceram, por isso não subiram. Estes estarão conscientes do que aconteceu e procurarão agora, a fidelidade a Deus, mas o anticristo, ou seja, a besta irá perseguí-los para que não se salvem. São estes os chamados santos no texto citado.

Anônimo disse...

Então haverá tres etapas para ressurreição: a dos mortos em Cristo. A dos que passaram pela tribulação e obedeceram a Cristo e a dos que morreram no antigo testamento e serão julgados.Na tribulação ficarão os que conheciam a palavra e não obedeciam e os descrentes. Aqueles que conheciam e não obedeciam e já haviam morrido, não ressuscitarão para passar pela tribulação e ter chance de obedecer?

Anônimo disse...

A pergunta está mesclando mortos com vivos.É necessário separar os fatos relativos aos mortos e aos vivos.

Considerar o seguinte:
1) só ressuscita quem está morto.
2) Chance para se salvar existe somente para quem está vivo. Quem já morreu perdido não terá segunda chance. A morte encerra a oportunidade para a salvação.
3) Haverá apenas duas ressurreições, a primeira da igreja de Cristo e a segunda de todos os demais, ou sejam: salvos e perdidos do velho testamento junto com todos os perdidos do novo testamento, lembrando que ressurreição é somente dos mortos.
4) A primeira ressurreição, a da igreja, será dividida em duas etapas, na primeira etapa, todos os que fizerem jus ao arrebatamento, ressuscitarão antes da tribulação, e na segunda etapa, aqueles que não fizeram jus ao arrebatamento mas que venceram o anticristo durante a tribulação. Nesta segunda etapa apenas ressuscitam e reinam com Cristo no milênio, não são arrebatados.
5) Os que estiverem mortos no tempo do novo testamento e que não fizeram jus ao arrebatamento, não ressuscitarão para passar pela tribulação e não terão “segunda chance” porque já estarão mortos. Eles ressuscitarão na segunda ressurreição, no juízo final onde será julgados.

Pode parecer injusto da parte de Deus não dando essa “segunda chance” aos que já morreram, contudo, a salvação durante a tribulação será dificílima, e nem todos suportarão a prova de fogo, alem do que, a oportunidade para decidir a salvação é em vida e nunca depois da morte.

Veja esta tabela para melhor entendimento, onde ninguém fica de fora:

Mortos salvos no velho testamento Ressuscitam no juízo final
Mortos perdidos no velho testamento Ressuscitam no juízo final
Vivos do velho testamento
Hoje não existem – todos já morreram
Mortos perdidos do novo testamento Ressuscitam no juízo final
Mortos salvos do novo testamento Ressuscitam e são arrebatados
Vivos perdidos no novo testamento Passam pela tribulação
Igreja do novo testamento não arrebatada Passa pela tribulação para ser provada
Vivos salvos no novo testamento
São transformados e arrebatados
Igreja na tribulação que se salva Morre e ressuscita no final da tribulação
Igreja na tribulação que não se salva Morre e ressuscita no juízo final
Demais na tribulação que não se salvam Morrem e ressuscitam no juízo final
Pecadores durante o milênio
Morrem e ressuscitam no juízo final
Vivos no milênio
São transformados e entram para o Reino de Deus

Anônimo disse...

professor tenho uma grande consideração pelo senhor e suas opniões.
gostaria de saber o melhor caminho para se iniciar um estudo de escatologia para igreja. gostaria de seu auxilio pois gostaria de repassar para a igreja algo sobre o livro de apocalipse. se puder me dar um passo a passo eu agradeceria professor.
ex:
arrebatamento
tribulação
tribunal de cristo
bodas
vinda visivel de Jesus
armagedom
milênio de paz
gogue e magogue
trono branco
etc...

Walter Ponci disse...

Entre em contato comigo pelo E-Mail wponci@hotmail.com para lhe dar orientação

Renata Barbosa disse...

Professor gostaria de saber onde fica o inferno eu li tantas linhas teológicas na internet que fiquei tonta, afinal é num céu abaixo do de Deus, é nocentro da terra, ou ainda haverá? Muito Obrigada, Renata Barbosa

Walter Ponci disse...

Todas as referencias bíblicas que se referem ao inferno, ao abismo e coisas semelhantes, sempre apontam para baixo. veja por exemplo o seguinte texto:
Provérbios 15:24 Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo.
Para quem está no planeta Terra, a única posição "embaixo", é o espaço que se encontra sob os nossos pés. Na parábola do rico e do Lázaro, o rico estava no inferno e quando ele ergueu os olhos, viu Lázaro no céu, isto significa que ele estava embaixo. A Bíblia também fala do Lago de Fogo e onde tem fogo é no centro da Terra. Portanto o local do inferno e o Lago de fogo é embaixo da Terra sob os nossos pés.