Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


terça-feira, 23 de junho de 2009

VISÃO PANORÂMICA

Vamos expor aqui uma visão panorâmica dos fatos que deverão acontecer e que estão relatados no livro do Apocalipse.

Desde o dia da revelação dada ao apóstolo João, muitas coisas já aconteceram ao longo dos tempos e outras coisas acontecerão até o fim da história da humanidade, quando então iniciará uma nova história no novo Éden que jamais terá fim. É a eternidade planejada por Deus desde o princípio da criação.

A história da igreja começou com Jesus Cristo quando ele ordenou aos seus discípulos que fossem pelo mundo divulgar o evangelho da graça (Marc. 16:15). Logo no início desse período, perto do ano 95 desta era, João recebeu a revelação, e a era da graça, ou da igreja, já perdura cerca de dois mil anos.

Este período da igreja em breve chegará ao fim, da mesma forma que chegou o fim da era da lei, o antigo testamento, período anterior a Jesus. No Apocalipse, o período da igreja está registrado nos primeiros tres capítulos do livro.

O fim da era da igreja será marcado com o arrebatamento, ou seja, a igreja considerada pura e sem manchas será retirada da terra e levada ao reino celestial da mesma forma como Jesus subiu ao céu após ter ressuscitado (1Tes. 4:13-17; 1Cor. 15:52).

Após o arrebatamento, terá inicio um período de intensa tribulação na terra atingindo todos os que ficarem (Mat. 24:21). Este período será bastante curto (Mat. 24:22) e apesar de não podemos afirmar com exatidão quanto tempo irá durar, sabemos que será, aproximadamente sete anos, conforme a profecia de Daniel.
No estudo que faremos, iremos notar que este período de tribulação estará visivelmente dividido em dois períodos de três anos e meio cada um, sendo que o segundo período será tremendamente mais aflitivo do que o primeiro.

Alguns crêem que a igreja participará da tribulação, outros dizem que não. Textos da Bíblia sugerem que a igreja estará na tribulação, outros textos, ao contrário, deixam claro que a igreja estará livre da tribulação. Quem está com a razão? Na verdade, as duas interpretações estão corretas, sem que isto se constitua numa contradição. Vamos conbstatar, através de outros estudos, que a igreja será dividida, parte será arrebatada antes da tribulação e outra parte ficará na tribulação, mas não será mais arrebatada, pois o arrebatamento acontecerá uma única vez (Ver a parábola das dez virgens em Mat. 25).

Enquanto a tribulação estará acontecendo na terra, a noiva de Cristo, a igreja pura e imaculada, estará nos céus com Jesus participando da grande ceia também chamada de bodas do cordeiro (Mat. 26:29; Ap. 19:7).

Durante a tribulação, o mundo estará sob o domínio do anticristo, também chamado de besta e falso profeta, dois homens iníquos, homens que agirão sob o controle de Satanás (2Tes. 2:8-9). Haverá guerras, fomes, terremotos, violência, muitas mortes e, toda a terra será abalada, chegando até a modificar a sua geografia (Mat. 24:7).

Nos artigos seguintes vamos explicar porque estas coisas acontecerão e como ficarão a terra e os homens após estes acontecimentos.

O período que se refere à tribulação está narrado em dezesseis capítulos no livro do Apocalipse, desde o capítulo quatro até o dezenove.

Após este período, quando Deus já tiver completado o seu plano, Jesus voltará novamente à terra, trazendo consigo a igreja que ele havia levado (Ap. 19:11-14).

Neste momento acontecerá o que chamamos de Batalha do Armagedom. Trata-se realmente de uma batalha entre Jesus Cristo junto com a igreja, contra a besta do Apocalipse, ou o anticristo (Ap. 19:19). O nome Armagedom se deve ao fato dessa batalha estar acontecendo em um lugar com esse nome, o Vale do Megido (Ap. 16:16).

Nem precisamos dizer que Jesus irá vencer esta batalha sem a mínima dificuldade. Todos os seguidores da besta serão mortos (Ap. 19:21), a besta e o falso profeta serão retirados do cenário (Ap. 19:20) e Satanás será preso no abismo durante mil anos (Ap. 20:2-3).

Então a terra já estará restaurada, já não haverá mais guerras, nem terremotos nem maldição. A violência deixará de existir. A verdadeira paz estará presente na terra.

Iniciar-se-á o período que chamamos de milênio, ou seja, Jesus Cristo estará reinando no mundo durante mil anos juntamente com a igreja que ele mesmo preparou (Ap. 20:4), sobre os descendentes de Israel, os 144000 assinalados. Oportunamente teremos um artigo mostrando em detalhes como será o reinado de Jesus, como serão as condições da terra e dos homens.

No milênio a população da terra será maior do que a população nos dias de hoje, sem que isto se constitua numa superpopulação e sem necessidade de grandes edifícios, nem de pequenos apartamentos para acomodar a multidão.

O milênio também chegará ao fim. E quando chegar esse dia, Satanás que estava preso será solto por um pouco de tempo e imediatamente irá tentar os homens sobre a face da terra (Ap. 20:7-8).

Acontece uma nova batalha e de uma forma definitiva, Satanás e seus seguidores serão derrotados. Satanás será lançado no lago de fogo. Nunca mais poderá tentar ninguém (Ap. 20:10).

Segue-se o juízo final quando todos os que ainda estavam mortos desde o princípio do mundo irão ressuscitar e estarão diante do trono de Deus para serem julgados de acordo com as obras de cada um. Estas obras correspondem à fé e a fidelidade a Deus durante a vida na terra (Ap. 20:11-14).

Haverá livros onde estarão registradas as obras de cada um e um outro livro chamado Livro da Vida. Quem não tiver o seu nome escrito no Livro da Vida, será lançado no lago de fogo onde já estarão Satanás, a besta e o falso profeta (Ap. 20:15).

Aqueles que tiverem o nome escrito no Livro da Vida estarão na vida eterna junto com Jesus e terão acesso à cidade santa, a Nova Jerusalém onde estarão presentes Deus, Jesus, e toda igreja que se perseverou e saiu vitoriosa (Ap. 21:27).

Fora da cidade haverá povos e nações, todos descendentes de Israel, provenientes dos 144000 judeus assinalados que se multiplicaram na Terra. Um rio de água pura sairá da cidade, a árvore da vida que estava no jardim do Éden, também estará presente, e está escrito no Apocalipse que ela será para a vida das nações (Ap. 22:1-5).

A partir deste ponto a bíblia já não revela mais nada, pois será a eternidade, uma vida em condições perfeitas planejada por Deus desde a criação do mundo. Essa é a vida eterna. Enquanto isto, o lago de fogo e enxofre nas profundezas do abismo também estará eternamente povoado pelo diabo, seus anjos, pela besta e o falso profeta, pela morte e o inferno, e também por todos os homens que desde a fundação do mundo mantiveram-se rebeldes e desobedientes a Deus.

Deus o(a) abençoe
Walter Ponci

Um comentário:

Nivaldo Pereira disse...

A paz de cristo.

meu nome é Nivaldo.

gostei muito deste estudo apesar de ser uma visão panorâmica do Apocalipse. sempre fui fascinado por profecias futuristicas,por muitos anos defendi o pré tribulacionismo, hoje estudando varios pontos de vista do Apocalipse ja não tenho uma preferencia particular, apreendi que em se tratando de escatologia o assunto é muito complexo.
principalmente o livro de Apocalipse com sua linguagem simbólica se torna dificil a sua interpretação, e muitos interpretes manipulam o significado dos simbolos.mas não é por isso que vou deixar de estudar escatologia, hoje eu analiso todos os pontos de vista para meu conhecimento como professor de Teologia.