Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


sábado, 21 de agosto de 2010

ONDE FICA O PARAISO

Tenho perguntado a muitas pessoas, especialmente aos alunos no seminário, o que eles entendem por “ir ao céu” quando morrerem. A grande maioria das pessoas dizem que o entendimento é que ao morrer, se estiver salvo, será vestido de uma túnica branca e em algum lugar no espaço, uma grande multidão nessas condições estará diante de Deus, e todos estarão louvando e adorando a Deus para sempre, e sempre, e sempre, eternamente, nada mais do que isto. Confesso que até mesmo eu, quando jovem, ainda sem o conhecimento da Palavra de Deus, também pensava desta forma. O estudo e o aprendizado de escatologia mostraram que não é essa a realidade.

A Palavra de Deus nos dá a resposta mostrando que esse “céu”, ou o paraíso, será aqui mesmo na Terra, mas para entender, precisamos conhecer alguns princípios espirituais básicos:

a) – DEUS NÃO MUDA – Deus é o mesmo hoje, ontem e será eternamente, não há mudanças em suas decisões e em seus princípios. Sua Palavra é fiel, verdadeira e imutável. Toda sua Palavra se cumpre integralmente.
Malaquias 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Com base nisso cremos literalmente e de forma incondicional, na veracidade da Palavra de Deus e que toda sua promessa será cumprida.

b) – TUDO QUE DEUS CRIOU DURARÁ ETERNAMENTE – há uma lei na física que diz: “no universo nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. Esta afirmação é verdadeira e tem base bíblica, pois Deus já tinha enunciado esta lei:
Ecl.3:14 - Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele.
Com base nisso cremos e temos absoluta certeza de que este planeta Terra em que vivemos, com tudo que nele há, jamais será destruído e continuará existindo para sempre, da mesma forma, continuarão existindo o sol, a lua e as estrelas. Lembramos que haverá, sim, transformações como por exemplo, a água colocada em uma panela no fogo. A água desaparece da panela, mas continua existindo transformada em vapor, que de alguma forma mais tarde, volta a se transformar em água novamente.

Com base neste mesmo texto, também podemos afirmar que Deus não cria a mesma coisa duas vezes e que toda sua criação foi completada nos sete dias da criação. Nada mais foi e nem será criado além daquela criação inicial. Estamos nos referindo ao mundo físico e material, pois no campo espiritual, Deus continua criando um espírito para cada pessoa que nasce, e esse espírito, depois de criado, jamais será destruído e nunca deixará de existir.

c) – DEUS JAMAIS FICA FRUSTRADO EM SEUS PROPÓSITOS. Tudo que Deus se propõe a fazer ele o faz e nada pode impedir que os propósitos de Deus se cumpram integralmente. Todas as profecias serão cumpridas incondicionalmente.
Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.
Mateus 24:35 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Quando Deus colocou o homem na Terra, o seu propósito era de que o homem vivesse eternamente na sua presença, que fosse imortal, fisicamente falando, e que possuísse a Terra, sua morada para sempre. O pecado impediu o cumprimento imediato desse propósito divino, mas com base neste princípio, podemos afirmar que o propósito estabelecido para o homem no início do Jardim do Éden será cumprido integralmente. Para isso, Jesus já cumpriu a primeira parte que é conceder a vida eterna ao homem. A sua ressurreição já é a garantia e a certeza da imortalidade do corpo quando os salvos ressuscitarão como ele. A posse da Terra se cumprirá na eternidade.

d) – O PROPÓSITO DE DEUS É QUE O HOMEM TOME POSSE DA TERRA. Deus criou todo o universo, bem como a Terra com tudo que nela há, para que o homem usufruísse dela. É semelhante ao pássaro que constrói o seu ninho para seus filhotes.
Sl.115:16 – Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
Sl.37:29 - Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
Com base nisto, podemos afirmar que os homens, os justos, irão habitar na Terra eternamente, por isso já vimos anteriormente que a Terra não será destruída, porque será habitada para sempre.

e) – O PROPÓSITO DE DEUS É ENCHER A TERRA
Deus ordenou a Adão e também para Noé, que se multiplicassem e enchesse a Terra. Ora, Seria ilógico se Deus quisesse encher a Terra para depois destruí-la. Quando os homens construíram a Torre de Babel para não se espalharem na Terra, Deus se irou e aplicou o seu juízo obrigando os homens a se espalharem.
Gênesis 1:28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Gênesis 9:1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.
Com base nisso, e considerando o que já foi explanado nos itens anteriores, podemos ter a certeza absoluta de que algum dia a Terra estará cheia de homens habitando nela, pois Deus nunca fica frustrado em seus propósitos.

f) – A PROMESSA PARA ABRAÃO – Deus prometeu a Abraão que a sua descendência seria muito numerosa e que possuiria a Terra para sempre.
Gn.17:6,8 - 6 Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. 8 Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.
Considerando tudo que foi explanado até agora, concluímos que a descendência de Abraão irá habitar na Terra eternamente.

g) – A PROMESSA PARA MARIA – Quando o anjo anunciou para Maria o nascimento de Jesus, disse a ela que Jesus seria rei sobre o povo de Israel eternamente. Essa profecia ainda será cumprida em futuro próximo.
Lc.1:30-33 - 30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
Com base nisso concluímos mais uma vez que a promessa dada a Abraão será realmente cumprida e haverá habitantes da Terra por toda eternidade.

h) – PROFECIA DO NOVO ÉDEN – por duas vezes os profetas de Deus anunciaram que futuramente a Terra será novamente como o Éden do passado:
Ez.36:35a – Todos dirão isto a respeito desta terra: “Ela era um deserto, mas agora ficou igual ao jardim do Éden.” (BLH)
Joel.2:3 - À frente dele vai fogo devorador, atrás, chama que abrasa; diante dele, a terra é como o jardim do Éden; mas, atrás dele, um deserto assolado. Nada lhe escapa.

Este texto comprova o que foi explicado no item “c”. Deus não fica frustrado. O seu propósito era criar um paraíso para o homem e agora vemos a profecia de que no futuro a Terra se tornará como o Jardim do Éden.

CONCLUSÃO
Considerando tudo o que foi exposto acima, e somando-se os detalhes encontrados nos capítulos 21 e 22 do livro do apocalipse onde descreve a vida de povos na Terra após o juízo final, concluímos que o Reino de Deus, o Paraíso eterno, ou o “céu” mencionado no início deste artigo, será aqui mesmo na Terra. Evidentemente que tudo será restaurado e modificado antes que essa Terra se transforme no novo Éden. Neste paraíso não haverá mais mortes, nem doenças, nem sofrimento, nem violências, nem pecado. Será uma eternidade na presença de Deus.

Apoc.21:3-5
3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

4 comentários:

Anônimo disse...

oie!!
acabei de ler seu artigo, e como vc msm disse que achava que o paraiso seria no céu eu tambem acho,pq é isso que a igreja de hoje ensina, mas tambem acredito que Deus n destruira a terra, pois é um dos seus maiores criações, mesmo assim fico em duvido queria que o o senhor me esclarecesse melhor sobre esse dethale, ta parecendo uma doutrina das testemunhas de jeová, sera que as tj estão certas a respeito do paraiso??
se puder me ajudar ficarei muito grato!
e-mail: moreno_lukas@hotmail.com

Walter Ponci disse...

Parece que há algum engano na sua pergunta, pois no segundo parágrafo da minha postagem, eu digo exatamente que o paraíso será aqui na Terra e não no céu. Em seguida eu também explico que a Terra não será destruída e será a morada eterna de todos os salvos.

Anônimo disse...

então os tjs estão certos a respeito do paraíso ser aqui na terra, e não morrar-mos no céu?
um grande abraço!!!!

Walter Ponci disse...

Não é nosso objetivo julgar e/ou comentar crenças e doutrinas de qualquer igreja ou religião. Procuramos tão somente expor o que a Palavra de Deus nos ensina. Deus o abençoe.