Mensagem aos Visitantes

Olá, querido visitante, se você ama a Palavra de Deus, espero que você goste deste blog. Aqui serão publicados estudos, informações, comentários importantes exclusivamente sobre o apocalipse e espero que seja uma bênção para sua vida. Na medida do possível, poderemos esclarecer dúvidas que envolvem esse livro cheio de mistérios. Caso queira, envie suas perguntas clicando na palavra comentários logo abaixo da mensagem. Com o propósito de mantermos a seriedade deste trabalho, nos reservamos no direito de não publicar perguntas ou comentários que ferem a ética cristã, bem como os que tendem à discussão polêmica.
Deus o abençoe!
Walter Ponci


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ARREBATAMENTO, ANTES OU DEPOIS?

Tema polêmico que divide opiniões, para uns, a igreja será arrebatada antes da tribulação, para outros, durante a tribulação, e ainda para outros, após a tribulação. Fato interessante é que todas as opiniões encontram algum embasamento bíblico, e cada um defende com unhas e dentes a sua opinião.

Para quem conhece profundamente os princípios da Palavra de Deus sabe que na bíblia não existem contradições, e quando tal acontece, sem dúvida é sintoma de que o leitor cometeu algum engano em alguma de suas interpretações.

Existem textos bíblicos que deixam claro que a igreja não passará pela tribulação, da mesma forma que existem textos que mostram a igreja na tribulação. Isto é uma contradição? De forma nenhuma. Então como podemos conciliar essas interpretações?

O apóstolo Paulo afirma que a igreja arrebatada deverá ser pura, santa e imaculada, obviamente a recíproca também é verdadeira, ou seja, igreja não preparada não subirá para as bodas do Cordeiro.

Ef.5:27 - para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
1Tes.4:16-17 - Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

Porventura Deus deixaria uma igreja pura e imaculada sofrer na tribulação e ser perseguida aqui na Terra? De forma nenhuma, Deus não é Deus que usa dois pesos e duas medidas, Deus não muda, senão vejamos alguns exemplos:

Deus preservou Noé e sua família do dilúvio porque era justo diante de Deus.
Deus retirou Ló e sua família da cidade de Sodoma antes de destruí-la.
Deus foi claro com Abraão dizendo que não destruiria uma cidade se houvesse ali dez justos (Gn.18:23-33).

Será que Deus mudou de idéia e agora vai permitir que a igreja justa passe pelo sofrimento e perseguição através do império do anticristo?

Nos textos acima apresentados, o apóstolo Paulo não afirmou de forma explícita que a igreja seria arrebatada antes da tribulação, mas nem precisaria dizer isso, pois o contexto bíblico já é conclusivo, da mesma forma que não há texto na bíblia dizendo que fumar é pecado. Vamos então afirmar que fumar é lícito só porque não há texto bíblico específico afirmando que é pecado?

Se a igreja arrebatada deve ser pura, então a igreja impura não será arrebatada. Concluímos então que a igreja será dividida ao passar pelo tribunal de Cristo. Jesus vai julgar cada um e decidir, com base na obra de cada um, quem ele vai levar para as bodas. Textos bíblicos confirmam isto.

A igreja de Tiatira é um exemplo de igreja que ficará na tribulação
e não será arrebatada, ver Apoc. 2:21-22.
A igreja de Filadélfia é um exemplo de igreja que não passará pela tribulação visto que foi considerada fiel, ver Apoc.3:10.
A parábola das dez virgens é um exemplo claro da divisão da igreja. Todas as dez simbolizavam a igreja como um todo, porém cinco eram fiéis e subiram com o noivo, enquanto que as outras cinco, infiéis, ficaram na tribulação.

No final da tribulação e antes do milênio, toda igreja arrebatada desce com Jesus para reinar com Ele, enquanto que a igreja perseguida na tribulação, se vencerem a besta, morre salva e ressuscita (somente ressuscita, não é arrebatada) no final da tribulação para também reinar com Jesus ver Apoc.19:11-14 e Apoc.20:4.

No capítulo 4 de apocalipse João vê a igreja arrebatada no céu antes da tribulação, simbolizada pelos vinte e quatro anciãos e um pouco mais à frente João vê também no céu as almas dos que morreram durante a tribulação e antes da ressurreição ver Apoc.4:4 e Apoc.15:2, estes são os que irão ressuscitar no final da tribulação.

A bíblia é rica em ensinamentos mostrando que alguns serão arrebatados antes da tribulação, e não haverá outro arrebatamento, esse será único, a bíblia mostra também que outros, também da igreja, não serão arrebatados e sofrerão perseguição durante a tribulação.

3 comentários:

Walter Ponci disse...

Agradecemos os comentários recebidos, os quais eu aproveito para analisar e estudar com critério, porém, considerando que o assunto é muito polêmico, nos reservamos a responder somente as perguntas. Respeitamos as opiniões contrárias, que são inúmeras, e evitamos o rebate pois não levariam a nenhum resultado. Contudo, os comentários me são úteis, e caso eu me convença de um "possível engano", farei a devida correção imediatamente.

Anônimo disse...

Apaz do sr , boa noite irmão walter , me responde uma coisa as pessoas que serão perseguidas na grande tribulação estarão com o espirito santo ou sozinhas ?

Walter Ponci disse...

O apóstolo Paulo declara que o anticristo somente poderá se manifestar depois que aquele que o detém for tirado. Sabemos que quem detém a manifestação do anticristo é a igreja e o Espírito Santo que atua na igreja desde o pentecostes (cap. 2 de Atos dos apóstolos). Ora, quando a Igreja for arrebatada, não haverá mais a manifestação do Espírito santo sobre a igreja que já teria terminada sua missão na Terra. Portanto, as pessoas perseguidas durante a tribulação não terão igreja, nem bíblia, nem pastor e nem o Espírito Santo. Cada um terá que vencer a perseguição do anticristo por suas próprias forças, a era da graça já teria terminada.